1. Ao longo da obra são citados vários pontos
culturais da cidade do Rio de Janeiro. Escolha um deles e faça uma pesquisa
sobre a história desse lugar. Depois disso, crie uma pequena narrativa em que
você conversaria com Rute e Alberto e contaria mais detalhes do lugar visitado
por eles. Crie um personagem para si mesmo e imagine o diálogo que vocês
manteriam.
2. Ao lermos a obra observamos que são citados
alguns dos pontos turísticos da cidade. Deste modo, podemos treinar o traço artístico
desenhando alguns trechos da história que você achou mais interessante. Deixem
a imaginação fluir e desenhe como você imagina alguns dos lugares onde Rute e
Alberto foram.
3. Para instigar a criatividade dos alunos, divida
a turma em grupo de quatro integrantes e coloque-os para produzir uma história
em quadrinhos utilizando os desenhos feitos na atividade anterior dos lugares
que Rute e Alberto visitaram. Criem novos personagens para inserir na nova
história.
4. Vamos conhecer um pouco mais da autora do livro
Rute e Alberto Resolveram ser Turistas e desenvolver a prática da escrita?
Pesquisem fatos da vida e obra de Cecília Meireles e produzam uma pequena
narrativa em que ela se encontraria com Rute e Alberto e contaria algumas
coisas sobre si. Crie diálogos e pense nas reações que as crianças teriam ao
conhecer essa nova amiga.
5. A leitura e compreensão da narrativa ocorre com
facilidade, desse modo, pode ser desenvolvida uma encenação dos trechos mais
importante da obra com os alunos. É uma atividade que pode acontecer dentro da
sala de aula ou aberta para a comunidade escolar prestigiar a apresentação das
crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário