sexta-feira, 27 de abril de 2018

Atividades com obra Ruth e Alberto Resolveram ser turistas.

1. Ao longo da obra são citados vários pontos culturais da cidade do Rio de Janeiro. Escolha um deles e faça uma pesquisa sobre a história desse lugar. Depois disso, crie uma pequena narrativa em que você conversaria com Rute e Alberto e contaria mais detalhes do lugar visitado por eles. Crie um personagem para si mesmo e imagine o diálogo que vocês manteriam.

2. Ao lermos a obra observamos que são citados alguns dos pontos turísticos da cidade. Deste modo, podemos treinar o traço artístico desenhando alguns trechos da história que você achou mais interessante. Deixem a imaginação fluir e desenhe como você imagina alguns dos lugares onde Rute e Alberto foram. 

3. Para instigar a criatividade dos alunos, divida a turma em grupo de quatro integrantes e coloque-os para produzir uma história em quadrinhos utilizando os desenhos feitos na atividade anterior dos lugares que Rute e Alberto visitaram. Criem novos personagens para inserir na nova história.

4. Vamos conhecer um pouco mais da autora do livro Rute e Alberto Resolveram ser Turistas e desenvolver a prática da escrita? Pesquisem fatos da vida e obra de Cecília Meireles e produzam uma pequena narrativa em que ela se encontraria com Rute e Alberto e contaria algumas coisas sobre si. Crie diálogos e pense nas reações que as crianças teriam ao conhecer essa nova amiga. 

5. A leitura e compreensão da narrativa ocorre com facilidade, desse modo, pode ser desenvolvida uma encenação dos trechos mais importante da obra com os alunos. É uma atividade que pode acontecer dentro da sala de aula ou aberta para a comunidade escolar prestigiar a apresentação das crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas